Nosso Trabalho

A Associação Saúde Criança é um empreendimento social, sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, que criou uma metodologia pioneira visando a reestruturar as famílias de crianças com doenças crônicas e vítimas da desigualdade social, e promover o seu autossustento.

Como a pobreza e a miséria são multidimensionais, o Saúde Criança trabalha de forma multidisciplinar e integrada em cinco áreas: saúde, moradia, cidadania, renda e educação. Portanto, atua no cerne da inclusão social promovendo o desenvolvimento humano.

O trabalho se baseia no Plano de Ação Familiar (PAF), conjunto de ações com metas e prazos de execução. O PAF é elaborado, em parceira com a família, por uma equipe formada por assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e advogados, entre outros.

Cada família é atendida, individualmente, a partir das suas necessidades e potencialidades, durante um período de aproximadamente dois anos, para que possa adquirir autonomia e dignidade.

A Associação Saúde Criança Matriz, fundada em 1991 pela médica Vera Cordeiro, teve sua metodologia replicada por 23 instituições em todo o Brasil. Em 2010, adotou um novo modelo de governança, a franquia social, a fim de fortalecer esta metodologia inovadora.

As unidades atuam de maneira independente, possuem o seu próprio conselho e contam com equipe de profissionais e voluntários independentes da Matriz. São responsáveis por sua autossustentabilidade, buscando seus próprios recursos financeiros e humanos.

O Saúde Criança Matriz oferece treinamento e suporte técnico às unidades da franquia para melhor aplicação, execução e padronização da metodologia. Periodicamente, a matriz promove encontros, reuniões e visitas às unidades, visando à troca de experiências e à capacitação da equipe envolvida.

A Associação mantém uma representação em Nova York, nos Estados Unidos, chamada Brazil Child Health. Este escritório possui o registro 501(c) (3), e um status de isenção de taxas que aumenta o poder de arrecadação da instituição através de doadores internacionais.